quinta-feira, 3 de março de 2011

RELATO HISTÓRICO

   A ESCOLA MUNICIPAL PAULO PACHECO,inaugurada em Março de 1994, já passou por sérias dificuldades, em especial no último governo, quando os professores municipais ficaram sem receber seus vencimentos, tendo como reflexos paralizações( greves) periódicas, levando a escola ao abandono, a queda na qualidade do processo ensino aprendizagem e, consequentemente, ao descrédito na comunidade. Então, com pouquíssimos alunos, o fechamento era eminente.

   É com alegria que comprovamos o resgate da credibilidade da Escola nesses últimos anos e só foi possível graças a uma gestão séria e comprometida.

   Com a administração do Prefeito Genilson Silva vieram muitos desafios e um deles foi mudar o conceito da Escola Municipal Paulo Pacheco, o que vem sendo feito com muita competência por equipe que prioriza o aluno e tem à frente a professora Rosineide Rodrigues de Melo(Diretora), Ione Bezerra Silva e Edileide Nunes da Silva Lobo( Vice-diretoras), Tereza Cristina Lopes de Oliveira, Luiz Bonfim de Oliveira e Joselito Santos Macedo( Coordenadores Pedagógicos), Josefa Jucileide Ramalho Moraes ( Orientadora Educacional) e José Herculino da Silva( Secretário) e as equipes docente e de apoio, que fazem a diferença para tornar a Escola um referencial de aprendizagem.

   Os professores são, na sua maioria, graduados e outros concluindo a graduação ou pós graduação. A escola trabalha de forma inclusiva e democrática; as  reuniões com os pais são periódicas e realizadas de forma prazerosa, onde os mesmos comparecem à escola, não apenas para receber reclamações ou os resultados de seus filhos, mas também para contemplar elogios- a seus filhos ou a si mesmos.

   A escola tem promovido a participação e integração da comunidade através de jogos e festejos, como por exemplo, campeonato de jogos salão( xadrez, dama, dominó,ludo) futebol de campo e de quadra, a participação dos Jogos  Estudantis da Rede Pública da Bahia- JERP em Juazeiro-BA, dentre outros projetos lúdicos.

   O acervo bibliográfico tem crescido e já é de grande relevância para a escola e comunidade; recebeu da EMBRAPA uma biblioteca voltada para a agricultura de subsistência- cultivo de vegetais na região do semi-árido e recebeu no último mês de  Setembro do MEC/PROINFO, um laboratório de informática com 18 ( dezoito) terminais.

   No Índice de Desempenho da Educação Brasileira, esta escola saiu de 1.8 em 2007, para 3.7 em 2009,superando, assim,a projeção para 2011, que é de 3.6 pontos.

   Sabemos que muito ainda falta para ser construído, porém, esta equipe tem procurado melhorar a educação da Escola municipal Paulo Pacheco através do compromisso e seriedade, voltando toda atenção ao nosso alunado.


Rosineide Rodrigues Melo

Diretora

Nenhum comentário:

Postar um comentário