quinta-feira, 16 de junho de 2011

BINGO

O Bingo que ia acontecer no último dia 11/06, devido ao FALECIMENTO de Adeilson Bezerra de Melo, foi transferido  para o dia 18/06/2011 as 16:00h, com atração do Grupo Forró Sensação.
Teremos  comida ,bebidas e  miuta diversão,com os seguintes PRÊMIOS:

1º Um Ferro elétrico

2º Um Ventilador

3º Um Liquidificador

4º Um Celular

5º Um aparelho de DVD e um engradado de Cerveja

Cartelas a um preço de R$ 5,00(Cinco reais),  intenção do evento é angariar fundos para a Escola.

Contamos com a participação de todos.

A Direção

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PEÇA TEATRAL











Aconteceu hoje, no auditório da Escola Municipal Paulo Pacheco uma peça Teatral com a COMPANHIA TEATRAL GESTOS E AÇÕES, a peça teve como o Tema: Lixo Cidadão.

MEIO AMBIENTE SOMOS TODOS NÓS

TÍTULO
Meio Ambiente e Cidadania.

2.     PROPONENTE
Escola Municipal Paulo Pacheco.

3.     ABRANGÊNCIA
Toda a comunidade que forma a Escola Municipal Paulo Pacheco, bem como a comunidade onde esta se encontra inserida: o Loteamento Paulo Pacheco.

4.     PESSOAL ENVOLVIDO
Todo o corpo discente, corpo docente, pessoal de apoio, coordenadores, vice-diretoras e diretora.

5.     PÚBLICO ALVO
Todos os alunos da Escola Muicipal Paulo Pacheco – do 1º e 2º anos, da 2ª a 8ª série e a Educação de Jovens e Adultos - EJA.

6.     ÁREA DO CONHECIMENTO
Educação Ambiental.

7.     DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas que formam a matriz curricular – tanto do Ensino Fundamental nas séries iniciais, quanto as que compõem as séries finais, assim como da EJA.

8.     TEMPO PREVISTO
Até a conclusão do ano letivo.

9.     JUSTIFICATIVA
A Escola Municipal Paulo Pacheco, situada na região do alto semiárido no Nordeste brasileiro, está situada no bioma que é pouco valorizado, muito explorado e devastado, porém rico em fauna e flora, mas pouco ou nada conhecido pelos alunos que compõem o quadro discente desta entidade escolar. Assim, sem a devida consciência de que é, como cidadão e “animal” passível de sofrimento diante das tantas agressões realizadas pelo homem ao meio ambiente, depredam o o espaço onde estão inseridos, não respeitam o meio onde vivem, agridem ao ar e o solo através de queimadas – em especial aqueles provenientes do interior do município, que dependem diretamente do plantio e, para tanto, desmatam a caatinga.
Necessária se faz a preocupação e a ação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido, que isto ocorra de forma participativa, fazendo com que o aluno sinta-se inserido e parte desse ambiente, estabelecendo relações, interagindo, transformando de forma consciente e de sustentabilidade, reelaborando e agindo com o meio ambiente como parceiro, nunca como extrator dos recursos.
Diante disso, a escola propiciará a esses alunos a realização de Pesquisas Participativas, visitas à Estação de tratamento de água, ao lixão da cidade, ao local de desemboque do esgoto da cidade no Rio São Francisco, mas com o objetivo de investigar, através de uma preocupação ecológica e com sonhos e anseios de cidadãos, que têm direito a dignidade, preocupando-se com o meio ambiente no todo.
Nesse sentido, faz-se necessário mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção especial da sociedade local e mundial, devendo, a escola, se engajar nessa luta ambientalista, na busca de soluções para preservar o meio ambiente, partindo do princípio de que a educação ambiental é um processo longo e contínuo e mudar isso não é uma coisa fácil, mas quando todos se engajam, pode-se mudar hábitos, atitudes, situaçãoes, etc. e estas devem ser espontâneas, vindo a partir da consciência – o que é papel da escola e de cada profissional nela envolvido.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar, pensar propostas de intervenção na realidade que cerca a escola e os educandos.
Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.
“ As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.” (OLIVEIRA, 1990, p.18).
Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto , muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a educação ambiental abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, ir ao Rio São Francisco e pescar peixes prontos para reproduzir – no período do defeso –, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Logo, precisa-se desenvolver a valorização da vida espontaneamente,  voltando-se à integração com a natureza e as consequêcias que provocam. Pois, somos parte integrante da natureza e a preservar é necessário para que haja manutenção da vida neste planeta.
O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.

10.   OBJETIVO GERAL
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética da espécie humana e do planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida na esfera global e, em especial, na caatinga.

11.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a)     Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
b)    Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo, fazendo a diferença e transformando-o através de análises importantes, tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
c)     Observar e analisar fatos, dados estatísticos e situações de todos os tipos, como produção de lixo, degetos atirados nos mananciais hídricos, desmatamentos e o volume de fumaças emitidos no ar. Porém, tais dados devem ser vistos de forma crítica, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade para a vida.
d)    Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas do setor privado e público.
e)     Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
f)     Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.
g)    Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
h)     Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.
i)      Possibilitar à comunidade escolar o acesso a áreas verdes, preservadas, de reflorestamento ou de recaatingamento.
j)      Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e na comunidade, visando formar cidadãs que interajam e participem de ativamente da recuperação do meio ambiente.
k)     Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da educação ambiental.
l)      Criar um parquinho ecológico reutilizando pneus, manilhas e outros produtos que iriam poluir o meio ambiente.
m)   Criar brinquedos fazendo a reutilização de garrafas pets, sacolas plásticas, latinhas de alumíno, tubos de papel higiênico e toalhas descatáveis, tampinhas de garrafas, dentre outros materiais.
n)     Participar de ações sociais que resgatem valores humanos, como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
o)    Participar de passeata, abraço simbólico ao Rio São Francisco, limpeza do Porto do Chico Periquito, criação de faixas e cartazes, desenvolvimento de campanhas educativas de conservação ao meio ambiente e a caatinga.

12.   METODOLOGIA
O projeto “Educação Ambiental Somos Nós” será apresentado aos professores para que surja, de acordo com cada disciplina e os conteúdos trabalhados, um sub-projeto, explorando os diversos aspectos conceituais do seu campo específico de estudo.
A situação problema será exposta aos alunos para que o assunto entre em discussão e a partir daí sejam construídos os sub-projetos por disciplina.

13.   ESTRATÉGIAS
a)     Procurar parceiros nos órgãos, como: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, CHESF, IRPAA, EBDA, UNIVASF, Secretaria Municipal de Educação, dentre outros.
b)    Criar ações para arborização e recuperação das áreas interna e externa da escola.
c)     Implantar programas de seleção, reciclagem, coleta seletiva e destino apropriado do lixo.
d)    Campanhas para a diminuição do uso de embalagens plásticas, a criação de sacolas ecológicas, etc.
e)     Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos, cartazes, faixas, passeatas, abraço simbólico ao Rio São Francisco, limpeza do Porto do Chico Periquito, etc.
f)     Oficinas para a fabricação de sabão, sacolas ecológicas, etc.
g)    Livro de receitas alternativas, fazendo uso de cascas de banana, abacaxi, abóbora, melancia, dentre outras.
h)     Palestras com especialistas em meio ambiente, pescadores, garís e outros.
i)      Releitura de obras de pintores que tratam sobre o tema.
j)      Criação e paródias, músicas, danças, dramatizações, jograis, etc.
k)     Realização de trilhas ecológicas e visitas a lugares preservados ou em recuperação.
l)      Compostagem: criação de um minhocário.
m)   Visitas: ao lixão da cidade, ao local onde desemboca no Rio São Francisco o esgoto da cidade.
n)     Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservação ambiental.
o)    Assistir documentários.
p)    Trabalho de pesquisa de campo com o levanamento de números sobre os aspectos supracitados, com a construção de dados matemáticos, como gráficos, porcentagem, criação de textos, de cartazes, etc.
q)    Reciclagem de papel e de materiais plásticos, como garrafas e outros.
r)      Estudo comparativo do gasto de energia elétrica nas casas dos alunos e na escola, com propostas de redução gradativa e busca de alternativas.
s)     Pedágios com distribuição de panfletos, cartazes e convites para o dia da culminância.

14.   AVALIAÇÃO
Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada à educação ambiental, os alunos apresentem:
a)     relativa mudança de comportamento em suas ações dentro e fora da comunidade escolar;
b)    o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
c)     consciência de preserção e manutenção dos bens móveis, imóveis e ambientais;
d)    respeito pelo outro enquanto ser humano e, por conseguinte, cidadão.

15.   CRONOGRAMA
DIA/MÊS
QUEM FARÁ
LOCAL DA REALIZAÇÃO
PARCEIROS
AÇÃO REALIZADA






































16.   CULMINÂNCIA
- Feira pedagógica com o material produzido com material reciclado;
- Apresentação dos trabalhos escritos;
- Exposição de faixas e cartazes;
- Apresentação de cordéis, poemas, poesias e outras produções sobre o tema;
- Apresentação de danças, peças teatrais, músicas, paródias, etc;
- Exposição de fotos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

BINGO

A escola Municipal Paulo Pacheco, realizará neste sábado dia 11 de Junho, UM BINGO BENEFICENTE, no pátio da escola, com início as 16:00h.Diversos prêmios serão sorteados: Entre eles um DVD e um Celular, . O preço da cartela será R$ 5,00(cinco reais). E para garantir o conforto e bem-estar dos participantes, teremos um show ao vivo com o grupo de forró SENSAÇÃO.
Também estaremos vendendo comidas típicas e bebidas. A intenção do evento é angariar fundos para a escola.Avisamos que as cartelas estarão sendo vendidas por nossos funcionários, antecipadamente e no dia do bingo.

Contamos com a participação de todos.

A Direção